Força Feminina Colorada

A Força Feminina Colorada, torcida exclusivamente feminina, foi criada há oito anos com o objetivo de apoiar o time e acompanhá - lo.
Desde então, fazemos a festa na arquibancada!
FFC, Representatividade, Empoderamento e Paz no Futebol!

segunda-feira, 4 de abril de 2016

O protagonismo das coloradas



O nosso amado Sport Club Internacional tem na sua essência, ações de inclusão social. Isto vem com ele desde a sua fundação, tratando-se, então, de legítimo Clube do Povo. Com o passar do tempo, outras questões sociais foram ganhando força e espaço dentro do clube, como a presença de mulheres nas arquibancadas do Gigante da Beira Rio.

No dia 24 de maio de 2009, ano do centenário do Internacional, foi fundada a primeira torcida organizada exclusivamente feminina do Rio Grande do Sul, a Força Feminina Colorada. A FFC representa algo ainda maior: é a primeira torcida organizada de mulheres a ser reconhecida por um clube no Brasil.

Durante estes quase sete anos de existência, ganhamos espaço e reconhecimento entre os demais torcedores. Entre a direção, apoio incondicional para nossos projetos e iniciativas.  Foi então, no início de 2016, que colocamos em prática um grande sonho. Há tempos, a FFC percebeu que estava na hora de formar a sua própria banda e...mãos à obra! A mulherada do Inter começou a trabalhar com este propósito, junto com nossos professores e músicos de apoio.

Em fevereiro iniciamos os ensaios. No primeiro encontro, seis integrantes da torcida se fizeram presentes. Mas aos poucos, fomos crescendo. Após um mês de trabalho, com ensaios de aproximadamente duas horas, duas vezes por semana, a banda da FFC apresentou-se nas festividades pelo Dia Internacional da Mulher, realizadas no pátio do Beira-Rio horas antes do início do jogo contra o São Paulo-RG. Uma semana depois, foi a vez de estrear nas arquibancadas, fazendo vibrar os torcedores da ala norte do Gigante, na partida contra o Novo Hamburgo.

Muito além de reconhecer e reafirmar que o Sport Club Internacional é pioneiro de ações conectadas com o tempo presente, a FFC e agora a sua banda, representam o protagonismo feminino. É a quebra de paradigmas, é o empoderamento e é a equidade. Se nós mulheres já conquistamos o direito de dividir o mesmo espaço que os homens em lugares dominantemente masculinos anteriormente, nada mais justo do que seguirmos mostrando a nossa força. Esta força mesmo que vem junto ao nome da nossa torcida. A mesma força que nós mulheres buscamos e conquistamos diariamente. Que sirvamos de exemplo para as outras torcidas femininas e aos demais clubes do Brasil, porque, para o Campeão de Tudo, demos mais um título: a primeira banda feminina do Brasil é colorada!

Malú Barbará
Presidente da Força Feminina Colorada

Um comentário: